top of page

Prática: encontrando equilíbrio para lidar com emoções difíceis





"A atenção plena oferece uma incrível liberdade, porque significa que não temos que acreditar em cada pensamento ou emoção como sendo real e verdadeira. Em vez disso, podemos ver que os diferentes pensamentos e emoções surgem e desaparecem, e podemos decidir em quais vale a pena prestar atenção. Podemos questionar a precisão de nossas percepções e perguntar se nossos pensamentos e emoções precisam ser levados tão a sério. O verdadeiro tesouro oferecido pela atenção plena - seu presente mais surpreendente - é que a consciência plena nos proporciona a oportunidade de responder em vez de simplesmente reagir." (Neff, 2017, pg. 95)

Encontrar a estabilidade no meio do turbilhão de emoções e pensamentos de nossas mentes é o que a atenção plena nos proporciona. Para responder com sabedoria nestes momentos é essencial darmos um passo para trás e estarmos nas situações desafiadoras em um lugar de mente que nos permita observar os movimentos que estão acontecendo para, ai sim, responder de uma forma que nos ajude e não traga mais complicações e dificuldades. A palavra "responder" aqui é um ponto chave: quando estamos misturados com nossos sentimentos e pensamentos não conseguimos "responder", somente "reagir". Somos levados de um lado para o outro pelas nossas emoções e, muitas vezes, tomamos atitudes que machucam a nós mesmos e aos outros. Ou mesmo acrescentamos camadas de sofrimento a uma dor que já existe.


"A dor é uma substância gasosa. Se você permitir que ela apenas esteja lá, livremente, ela acabará se dissipando por conta própria. Se você lutar e resistir à dir, no entanto, isolando-a em um espaço confinado, a pressão vai crescer cada vez mais até que haja uma explosão." (Neff, 2017, pg.99)

A prática que propomos aqui nos ajuda a encontrar esse lugar de estabilidade, cultivando o relaxamento do corpo e encontrando nossas intenções mais profundas de autocompaixão.


Se ao fazer a prática você tiver qualquer dificuldade ou dúvida, entre em contato comigo que ficarei feliz pela oportunidade de apoiar teu caminho!


bottom of page