top of page

FAÇA ISSO PELA MANHÃ PARA UM MELHOR DIA DE TRABALHO

De acordo com um novo estudo, a preparação mental para o seu dia de trabalho é fundamental.

Traduzido livremente do inglês por Fernanda Passoni

Por JESSICA LINDSEY | 03/09/2019


 

Os limites entre a vida pessoal e profissional tornaram-se indefinidos. Mesmo após o expediente, muitos de nós sentimos uma compulsão em continuar verificando e-mails e ficamos ruminando problemas e preocupados em como vamos dar conta de tudo.


Em resposta, somos aconselhados a nos desconectarmos do trabalho - desligar o cérebro às 17:00 horas e reservar um tempo para estar presente com nossos amigos e familiares, ou praticar algum hobbie. Porém, por mais benéfico que seja, desconectarmos completamente pode tornar ainda mais desafiador nos motivarmos e retomarmos o foco quando voltarmos ao trabalho. Após uma noite relaxante ou um fim de semana cheio de aventuras, como voltamos ao “modo trabalho” na manhã seguinte?


Um novo estudo sugere que as pessoas que se prepararam mentalmente e pensaram sobre o dia de trabalho - ou se "reconectaram" ao trabalho - tinham uma melhor experiência, porque iniciaram o dia mais sintonizadas a seus objetivos profissionais.


Os pesquisadores recrutaram 151 pessoas, de diversas carreiras, e enviaram uma pesquisa todas as manhãs, durante uma semana de trabalho. Foi considerado que as pessoas estavam mais “reconectadas” ao trabalho quando concordavam com declarações como: "Esta manhã eu pensei sobre o meu dia de trabalho" ou "Esta manhã eu pensei no que eu queria realizar no trabalho hoje". As pessoas também indicavam quão entusiasmadas se sentiam para buscar seus objetivos, quão excitadas ou inspiradas elas se sentiam e quanto elas esperavam poder se ficar no trabalho.


À tarde, os pesquisadores enviavam uma segunda pesquisa, para verificar quanto apoio os participantes sentiram receber de seus colegas, quão autodeterminados se sentiram ao tomar decisões naquele dia e quão empenhados se sentiram em relação ao trabalho.


As análises dessas pesquisas descobriram que se reconectar ao trabalho levou a uma série de experiências positivas durante o dia. O processo pode ser descrito assim: reservar um tempo para se reconectar ao trabalho ajuda a explicitar nossos objetivos profissionais, o que nos estimula a focar. Quando pensamos em como atingir nossas metas, nos tornamos mais conscientes de nossa autonomia para alcançá-los, bem como nos recursos e pessoas que estão nos apoiando. Todos esses fatores contribuem para nos sentirmos mais inspirados e engajados no trabalho - o que, segundo outra pesquisa, é importante para a produtividade.


Embora muitos fatores que estão fora de nosso controle - como nosso ambiente de trabalho - tenham um papel importante em como nos sentimos profissionalmente, reconectar ao trabalho é algo que podemos praticar todas as manhãs para melhorar nosso dia.




Como se reconectar com o trabalho


Reconectar-se ao trabalho pode significar refletir brevemente, logo após sair de casa enquanto estamos no nosso trajeto, ou quando sentamos em nossa mesa, antes de começarmos a trabalhar. No que isso implica? Este estudo não responde a essa pergunta definitivamente, embora os pesquisadores sugiram que poderia incluir o planejamento de suas atividades e a estimativa de suas tarefas do dia.

Porém, com base no modo como o processo de se reconectar apareceu no estudo, podemos propor algumas perguntas que podem ser úteis. Considere refletir ou anotar respostas a essas perguntas quando quiser se reconectar ao trabalho.


1. Por que o trabalho que eu faço é importante para mim? Como meu trabalho impacta a vida de outras pessoas?


Refletir sobre suas respostas a essas perguntas permite que você entre em contato com seus objetivos profissionais e com a motivação que vem de um senso de propósito relacionado ao trabalho. Para algumas pessoas as respostas podem vir naturalmente, enquanto para outras não. Tudo bem se você não tiver uma resposta imediata. Mesmo quando não achamos que nosso trabalho é inerentemente significativo, a pesquisa sugere que podemos dar sentido encontrando uma resposta para essas perguntas. Por exemplo, um motorista de ônibus pode encontrar um objetivo ao oferecer mobilidade às pessoas em sua comunidade.


2. Quem são as pessoas - tanto no trabalho quanto na minha vida pessoal - que apoiam a mim e ao meu sucesso profissional?


Às vezes, muitos de nós nos sentimos isolados e até oprimidos por nossas tarefas e responsabilidades de trabalho. Especialmente nesses momentos, lembrar das pessoas que nos apoiam pode ajudar a aliviar o estresse e nos fazer sentir mais capazes e confiantes de conseguir o que estamos buscando. Pense em um colega de trabalho amável, que esteja sempre disposto a ajudar e a trocar ideias. Ou em alguém de fora do trabalho, como um amigo próximo, que está sempre presente em momentos estressantes ou que fica feliz quando as coisas estão dando certo para nós.


3. No que eu gostaria de focar hoje?


Reflita sobre um objetivo ou tarefa que você gostaria de concluir hoje. Por exemplo, um professor pode ter um certo número de trabalhos para corrigir ou um engenheiro de software pode ter de consertar um erro de código. Quando você pensa no que precisa fazer pode sentir estresse ou desânimo. Reconectar ao trabalho envolve reconhecer, e até abraçar, esses sentimentos - e então tentar se visualizar fazendo essa tarefa de maneira calma, focada e produtiva. Antecipar o foco e o envolvimento no seu trabalho pode ajudá-lo a materializar essa visão.



Dedicar um tempo para refletir sobre o que fazemos, por que fazemos e como podemos conduzir nosso trabalho hoje, pode ajudar a trazer toda nossa atenção para nossas aspirações profissionais, ao invés manter nossos pensamentos no que aconteceu no fim de semana ou apenas ficar no piloto automático. Independentemente de qual é o seu trabalho, considere responder a essas perguntas - ou simplesmente tirar um momento para refletir e estabelecer uma intenção - no início de sua jornada de trabalho. Provavelmente você perceberá que fazer isso ajuda a amenizar a transição de volta para o trabalho e contribui para suas conquistas profissionais.


 

bottom of page